quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ato de Gabeira ‘some’ com Marina


Ato de Gabeira ‘some’ com Marina
Com PSDB, PPS e DEM, verde diz que coligação é como pássaro desajeitado que voa alto. Presidenciável ficou fora da festa

POR RAPHAEL ZARKO

Rio - Depois de Marina Silva dizer que seria uma jaguatirica na campanha à Presidência, ontem foi a vez do deputado federal Fernando Gabeira se apresentar como um pássaro tuiuiú na disputa ao governo do estado do Rio. No lançamento de sua pré-campanha no clube do América, na Tijuca, a comparação de Gabeira com a ave foi uma referência ao acordo do seu PV com o PSDB, DEM e PPS. Marina não foi citada em seu discurso.

“A nossa coligação começou meio desajeitada, me lembra até um pouco o pássaro tuiuiú, que pensam que não vai conseguir levantar voo, mas chega mais alto que todos os outros”, disse Gabeira, sem citar a polêmica que teve com Alfredo Sirkis, presidente do PV. Sirkis insistiu na candidatura ao Senado da vereadora Aspásia Camargo (PV) e também tinha resistência ao nome de Cesar Maia na composição. Ontem, Aspásia anunciou sua desistência de concorrer ao Senado.
Gabeira comparou a pré-candidatura com um tuiuiú. Ao lado de caciques coligados, não citou Marina em discurso | Foto: Divulgação

Chamou a atenção no salão do América algumas faixas e cartazes de militantes do PV que cobriram o nome da pré-candidata à Presidência Marina Silva. A explicação dada era que foi uma medida de última hora para respeitar a diversidade da coligação, já que as faixas dos tucanos não tinham o nome do presidenciável José Serra, que também apoia Gabeira no Rio.

Porém, o pré-candidato ao governo negou haver qualquer orientação para esconder o nome da senadora. “A Marina foi citada por todos. E ela está sempre presente no meu discurso, até porque é um discurso ecológico”, disse ele, que acabou citando a atuação do tucano Serra quando era ministro da Saúde no governo FH.

Sem Sirkis e Aspásia, que estavam com Marina em São Paulo, o PV foi representado pelo presidente nacional José Luiz Pena e o pré-candidato ao governo paulista, Fábio Feldman. No restante do palco, políticos do PSDB — como o ex-governador Marcelo Alencar, o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha e até o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, que no início era contrário à candidatura de Gabeira. Também discursaram o vereador Stepan Nercessian (PPS), e os pré-candidatos ao senado da coligação, o ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM), e o advogado Marcelo Cerqueira (PPS). Cesar leu documento com as 52 propostas de governo de Gabeira.

PÉ NA ESTRADA: Promessa de governo voltado para o interior

Prometendo ter “olhos voltados para o interior do estado”, Gabeira citou deficiências na saúde e atacou o sistema de transportes públicos do Rio. “Temos que romper com a cumplicidade dos políticos com as empresas de ônibus. Não é possível que um punhado de velhacos consiga impedir o avanço dos transportes”.

As viagens internacionais do governador Sérgio Cabral também foram alvo de ataques do pré-candidato, que evitou citar o nome de Cabral e de Anthony Garotinho.

“Não pode viajar para o exterior sem levar em conta o que se passa dentro do estado”, ironizou Gabeira, após lembrar texto de escritor inglês. O pré-candidato disse reconhecer a experiência eleitoral dos rivais: “Um tem muito conhecimento do estado, o outro domina a máquina”.

Nenhum comentário: