quarta-feira, 25 de agosto de 2010

candidato a governador de Minas Gerais, senador Hélio Costa


Belo Horizonte e Região Metropolitana serão o palco da campanha do candidato a governador de Minas Gerais, senador Hélio Costa (PMDB), durante toda a semana que vem. A estratégia é tentar fortalecer o nome do peemedebista onde ele tem menos votos – e tentar barrar o crescimento na região do seu principal adversário, o governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB). Nas agendas, o candidato terá ao seu lado o companheiro de chapa, Patrus Ananias (PT), e o candidato ao Senado Fernando Pimentel (PT), ambos ex-prefeitos da capital mineira e bastante conhecidos na região.

Hélio e Patrus querem ainda uma presença ainda maior do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na campanha, além da participação no programa de televisão. Por enquanto, estaria acertada apenas mais uma visita do petista a Minas, em Governador Valadares ou Juiz de Fora. No início da semana, os candidatos teriam ido até o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, pedir mais espaço na agenda do presidente. Eles também estariam preocupados com a arrecadação da campanha – até agora foram R$ 4,2 milhões do total previsto de R$ 35 milhões.

A estratégia da coligação, a partir da segunda semana de setembro, é separar a agenda dos três candidatos para garantir a representação da coligação Todos Juntos por Minas no maior número de municípios possível: Hélio Costa estará na Zona da Mata e Sul, Patrus no Norte, Mucuri e Jequitinhonha e Pimentel em Belo Horizonte, Região Metropolitana e Central.

Ontem, Hélio Costa percorreu o interior e fez elogios ao presidente durante visita a Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. Na terra natal do ex-presidente Juscelino Kubtischek, o candidato comparou a sua gestão à de Lula. “Só JK pode ser comparado ao que o presidente Lula fez por este país. Juscelino mudou o Brasil naquela época e Lula mudou radicalmente o Brasil de hoje. Gestões inovadoras, visionárias”, elogiou. Depois de um comício, o candidato fez corpo a corpo pelo Centro Histórico de Diamantina e participou da inauguração do comitê regional da coligação Todos Juntos por Minas.

Em Janaúba, no Norte, Hélio Costa assegurou que vai destinar mais verbas para a saúde do município. O candidato, que é senador, lamentou a falta de legislação que regulamente o setor, especialmente a Emenda 29, que determina a destinação de 12% da arrecadação do estado para a saúde. “Venho aqui assumir o compromisso de destinar os recursos devidos do estado para a saúde. Sei que hoje falta equipamento, mão de obra e recursos financeiros para manter os hospitais. Essa situação vai mudar em Minas”, prometeu.

Em Porteirinha, também no Norte, Hélio Costa participou de carreata e comício e destacou a implantação de vários telecentros na região, graças a programa do Ministério das Comunicações, que ele comandou até abril. Um grupo de professores ainda entregou pauta de reivindicações ao candidato em Capelinha, no Jequitinhonha. Aos professores, o senador prometeu rever a atual política salarial da categoria e destacou promover o desenvolvimento econômico com atenção diferenciada para as diversas regiões de Minas.

“Nós, em todas as cidades que vamos, temos recebido o apoio de nossas professoras e professores, e, certamente, as suas reivindicações, que passam pela revisão da proposta salarial, que foi apresentada, eu considero, a toque de caixa, para simplesmente acabar com uma greve que se alongava por 45 dias. Nós precisamos rever a posição porque, na verdade, ela não representa o atendimento à expectativa de nossos professores e professoras”, afirmou.
fonte: Jornal Estado de Minas
edição:25 de agosto de 2010

Nenhum comentário: