terça-feira, 10 de agosto de 2010

A pegadinha do Serra desmoralizada


E o candidato do casal 20 & cia foi mais uma vez desmascarado.

A pegadinha do Serra desmoralizada
Publicado em 09-Ago-2010
Lúcia Adélia Fernandes

Vocês viram no primeiro debate dos presidenciáveis na Band...
Vocês viram no primeiro debate dos presidenciáveis na Red...e Band na 5ª feira da semana pp. quando o candidato tucano José Serra (PSDB-DEM-PPS) acusou, levianamente, o governo de ter cortado ajuda financeira para os alunos das Associações de Pais e Amigos dos Portadores de Necessidades Especiais (APAEs).

Foi mais uma daquelas pegadinhas típicas de candidato sem programa, discurso, metas e rumos para o país, jogadas inesperadamente para confundir o telespectador e mais ainda o adversário que não espera o assunto desmembrado de um contexto em que seja tratado de forma mais ampla.

Pois bem, a pegadinha do Serra está desmoralizada. Em nota oficial , o Ministério da Educação (MEC) explica que foram destinados às APAEs cerca de R$ 293 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) para o atendimento a 126.895 alunos portadores de necessidades especiais.

O Ministério também esclarece que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (FUNDEF), este criado no governo FHC/Serra, “não destinava verba para essas instituições”. Isso mesmo, no governo deles não havia verba para elas. O que derruba por terra a afirmação do tucano, em que pese a encenação e o ar compungido e de tristeza com ele levou ao ar a pegadinha contra Dilma.

Segundo o MEC, “o crescimento na quantidade de estudantes com deficiência que estudam em classes regulares é resultado da política do Ministério da Educação a favor da inclusão". Além disso, cita a nota, "o apoio técnico e financeiro do MEC permite ações como a adequação de prédios escolares para a acessibilidade, a formação continuada de professores da educação especial e a implantação de salas de recursos multifuncionais”.

Esclarecimentos feitos, o que sobra de mais essa armação tucana?

Nenhum comentário: