domingo, 26 de dezembro de 2010

Facebook para iniciantes


Facebook para iniciantes – parte I

O Facebook, rede social mais popular do mundo, nasceu para ser uma rede para interligar estudantes de faculdades norte-americanas, e hoje tem mais de 300 milhões de usuários espalhados pelo mundo. Se você já tem uma conta no Facebook mas fica confuso(a) na hora de usar ou ainda não tem pelo mesmo motivo, talvez essas dicas ajudem um pouco.

Para começar, o cadastro no site é gratuito e você pode se cadastrar com qualquer email. Ele já está disponível em Português.

Assim que a sua conta é criada, o Facebook tenta te ajudar a encontrar seus amigos. Algumas sugestões de amigos serão mostradas a partir das informações que você colocou no perfil. Uma das possibilidades também é localizá-los através do seu email. Depois que as primeiras pessoas são adicionadas, ele mostra uma janela com outros usuários que talvez você conheça por ter algum amigo em comum. Você também pode procurar amigos pelo nome do seu colégio, da cidade em que morou ou pelo nome da empresa em que trabalha.

A Página Inicial é onde as atualizações de seus amigos serão mostradas. Serão mostradas coisas como Fulano está em um relacionamento sério, (e nessa opção, o link do perfil do amado ou da amada pode ser colocado junto: Fulano está em um relacionamento sério com Beltrana.), ou que alguém adicionou novas fotos ao álbum, que foi marcado em alguma foto (que pode ser de algum conhecido seu ou não), e também novos amigos (Ericka Guimarães adicionou Maria Chiquinha aos seus amigos - com o link do perfil da Maria).

Também na Página Inicial você terá uma barra para escrever "No que você está pensando agora". E as pessoas podem curtir e comentar tudo que você escreve. Aliás, quase tudo que se faz no Facebook está aberto para seus amigos curtirem e comentarem. Não se esqueça de que o você posta ou atualiza no seu perfil, será mostrado para todos os seus amigos. Ou seja, se você falar mal do seu chefe e ele estiver na sua lista de amigos, ele verá. A não ser que você bloqueie algumas atualizações para seu chefe. Para isso, clique em 'Conta', depois em 'Configurações de Privacidade'. Em 'Compartilhando no Facebook, você clica em 'Personalizar Configurações' e lá você escolhe as pessoas que podem ver certo tipo de atualização e as que não podem ver.

Chega um momento que a sua página está lotada da atualizações que você não consegue acompanhar. Se você passar o mouse sobre o post, um "x" irá aparecer no alto da janela e você poderá ocultar as atualizações de uma pessoa (aliás, de várias).

Se você clicar em 'Perfil, no canto superior direito da página, você poderá ver o seu perfil e as suas últimas atualizações. É o seu mural. Essas informações também estarão disponíveis para seus amigos.

Pronto, com essas informações você já pode começar a usar o Facebook sem medo

Nenhum comentário: