sábado, 18 de dezembro de 2010

Filho de juiz Vladimir Souza Carvalho foi reprovado quatro vezes no exame da Ordem


Filho de juiz foi reprovado quatro vezes no exame da Ordem. Agora, pai quer acabar com aprovação de exame para exercício da advocacia.
18 de dezembro de 2010

O conselho federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) vai alegar que o juiz federal Vladimir Souza Carvalho é suspeito para presidir o processo no qual ele considerou inconstitucional exigir a aprovação em seu exame para exercício da advocacia.

Segundo a OAB, Carvalho pode estar agindo por motivos pessoais, já que seu filho foi reprovado quatro vezes na prova desde 2008.

Na segunda-feira, o magistrado, do TRF (Tribunal Regional Federal) da 5ª região, em Recife, concedeu uma liminar que determina a inscrição de dois bacharéis em direito nos quadros da OAB.

Ambos são ligados ao MNBD (Movimento Nacional dos Bacharéis de Direito).

O questionamento da OAB é feito diretamente para o juiz, para que ele deixe o processo. Se o pedido não for aceito, o conselho pode recorrer ao TRF.

Esse pedido de suspeição inclui um artigo publicado no jornal "Correio de Sergipe", em 14 de agosto.

Nele, Carvalho chama a prova de "fuzilamento" e afirma que ele, com 32 anos de exercício na magistratura, e os responsáveis pela aplicação do exame não passariam na prova.

No mesmo artigo, o magistrado diz que o conteúdo exigido no exame vai muito além dos conhecimentos fundamentais, que a prova sofre com a falta de objetividade e que as perguntas são "cascas de banana".

Já na decisão de segunda-feira o juiz diz que a Constituição prevê o livre exercício "de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer". Por isso, argumenta, a seleção da Ordem é inconstitucional.

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, afirmou que a decisão do juiz ao conceder as liminares foi "oportunista".

"É uma decisão que reflete um entendimento pessoal do magistrado. Se a pessoa (...) tem algum envolvimento direto ou indireto. Então ela não pode analisar o caso."O presidente disse que liminares dessa natureza não são novidade e que a OAB tem conseguido derrubá-las.
Por: Helena
Blog dos amigos da presidenta Dilma

4 comentários:

Unknown disse...

Convocação para comemorar esta vitória histórica em Copacabana, domingo agora, dia 19 às 10:00 da manhã, encontro (concentração) às 9:30 perto do Forte de Copacabana.

• Postado por MNBD-RJ em 16 dezembro 2010 às 20:06

Confirmado carro de som e à presença de autoridades e jornalistas. Mensagem do carro de som amanhã em Copacabana http://www.youtube.com/watch?v=Ws-uRwv0530

Divulguem o máximo que puder, levem todos os seus conhecidos. Até lá. Viva MNBD-RJ. DIVULGUE http://mnbdrj.ning.com/

Unknown disse...

VESTIBULAR E NOVO SISTEMA DE CASTAS (RESERVA DE MERCADO) PARA QUE TODOS EXERÇAM SUAS PROFISSÕES. DIVULGUE http://mnbdrj.ning.com/

Unknown disse...

ASSINEM PRESIDENTES DA OAB EM DEFESA DA SOCIEDADE. VAMOS VER ATÉ ONDE VAI A HIPOCRISIA DELES. ABAIXO-ASSINADO PELO EXAME DE ORDEM PARA TODOS E PARA ATUALIZAÇÃO PERIÓDICA. DIVULGUE http://migre.me/36SLT

Unknown disse...

o tempo que estariam festejando, poderiam estar ESTUDANDO. É por isso que não passam no exame de ordem.