quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Sinpro apresenta pauta na primeira reunião com a SEDF


Sinpro apresenta pauta na primeira reunião com a SEDF
Publicada em 05/01/2011 por Imprensa

A Comissão de Negociação do Sinpro-DF se reuniu na tarde desta quarta-feira pela primeira vez com a nova equipe da Secretaria de Educação do GDF. Além da Secretária, Regina Vinhaes, estavam presentes o Secretário Adjunto, Erasto Fortes, o chefe de gabinete, Adílson Araújo e o assessor Clerton Evaristo. Os representantes do Sinpro entregaram a pauta de reivindicações da categoria para a campanha salarial em 2011.
No primeiro diálogo, a Secretária apresentou quatro eixos básicos de trabalho da nova gestão da SEDF. Dentre eles se destaca a Gestão Democrática do sistema educacional que é uma exigência do próprio projeto político pedagógico e a defesa da Educação Integral na sua verdadeira concepção de integralidade.
A Secretária garantiu que vai priorizar as questões relativas a valorização dos professores, de maneira a promover a formação continuada para todos os profissionais de educação. Ela também destacou a importância em garantir melhores condições de trabalho e melhores salários para a categoria. “O professor não pode ganhar menos que a média dos profissionais de nível superior do GDF”, afirmou Regina Vinhaes. Também foi incluído entre os eixos básicos da SEDF, a universalização da educação básica de qualidade no DF e o combate a privatização do Ensino Público.

Art.15
Outro ponto colocado em discussão foi o Art.15 que diz respeito ao Plano de Carreira dos Professores. A equipe da Secretaria se comprometeu em retomar imediatamente a discussão para garantir a Constitucionalidade do Art.15.

Convocação dos concursados
A SEDF ainda não apresentou o número de concursados que serão convocados no início do ano letivo, pois depende da conclusão de um levantamento das carências existentes.

Distribuição de carga horária
Uma outra reunião ficou acertada para esta quinta-feira, entre representantes do Sinpro e a Secretaria para elaboração da portaria que estabelece as regras de distribuição de carga horária.

Diretores exonerados
As equipes de direção que foram exoneradas serão reconduzidas ao cargo até a próxima segunda-feira,(10/01), prevalecendo o encaminhamento feita pela Câmara Legislativa em negociação com o Sinpro e a Comissão de Transição.

PAGAMENTOS
Férias 2011
Ficou confirmado o início das férias coletivas dos professores para o dia 07/01 e o retorno no dia 07 de fevereiro. O calendário sofrerá um ajuste, ainda a ser definido de forma a garantir os 100 dias letivos para o primeiro semestre.
Devido ao atraso na publicação dos cargos da Secretaria de Educação, os pagamentos referentes ao salário de dezembro, 1/3 de férias e 40%( para quem solicitou), deve ser creditado na noite desta quinta-feira(06/01), ou no mais tardar na sexta-feira,(07/01).

Contratos temporários

O pagamento dos professores de contrato temporário está previsto para ser creditado junto com o dos efetivos. A rescisão de contrato já está incluso no contracheque de dezembro. A comissão de negociação do Sinpro também cobrou da Secretária o cumprimento do acordo feito em maio de 2010 com o então Secretário, Marcelo Aguiar e descumprido pelo ex-Secretário da pasta na época, Sinval Lucas, que previa o pagamento das pendências financeiras referentes a 2009. Ao final da reunião, a equipe da SEDF se comprometeu em analisar a pauta e apresentar um cronograma de negociação permanente.

Nenhum comentário: