quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A Oposição e a mídia levantam a bola e Dilma faz o gol

A faxina “espontânea”

O ministro do Turismo, Pedro Novais, está entregando na próximas horas sua carta de demissão à presidenta Dilma. A grande novidade dessa nova etapa da faxina é que ela foi espontânea: o próprio PMDB, seu partido, exigiu que ele se demitisse, para evitar mais desgastes para a legenda que, por motivos análogos perdeu, há um mês, o ministro da Agricultura, Wagner Rossi.

Quanto à presidenta Dilma ela usou o mesmo método das degolas anteriores: só demitiu depois de um pedido formal do próprio degolado e não fez críticas que pudessem vazar para o grande público, mas fez ver ao ministro “bola da vez” e a seu partido, que sua situação era insustentável.

É uma posição hábil e cômica que até agora vem dando certo, porque a presidenta fica com os méritos da faxina e os pontinhos no IBOPE daí decorrentes. Além disso, a faxina aumenta efetivamente a eficiência da máquina administrativa. A Casa Civil da Presidência estima que a limpeza nos ministérios dos Transportes (cota do PP) e da Agricultura, (cota do PMDB) podem representar uma economia de 30 bilhões de reais até o fim do mandato de Dilma.

O presidente do PMDB, Valdir Raupp – ligado ao vice-presidente Michel Temer -, comunicou ao ministro que ele precisava demitir-se, mas tomou todos os cuidados para não melindrar José Sarney, o padrinho de Novais.

Esses cuidados eram necessários porque Temer ( que domina o PMDB da Câmara) não queria que a manobra parecesse uma revanche sua contar Sarney (que domina o PMDB do Senado) e que não mexeu uma palha para ajudar Wagner Rossi, o ministro degolado da Agricultura. Este é amigo intimo e sócio político do vice-presidente.

De seu lado, a Oposição perde mais um tambor para bater contra o governo e aguarda novo escândalo para voltar à carga. E fica numa sinuca de bico, porque já está claro que de escândalo em escândalo e de faxina e em faxina, quem saiu no lucro é a presidenta. A Oposição e a mídia levantam a bola e Dilma faz o gol
Francisco Barreira
Fonte:http://fatosnovosnovasideias.wordpress.com/ultimahora/

Nenhum comentário: