domingo, 6 de novembro de 2011

PIG com Credibilidade? Só quando saírem do armário...


PIG com Credibilidade? Só quando saírem do armário...

A leitora Cristina Castro levantou uma interessante questão sobre “credibilidade”. Afinal de contas o que é isso?

Como tudo na vida, cada um vai dizer uma coisa. E ninguém vai convencer o outro de que a sua verdade é a melhor.

Na minha modesta opinião, só tem credibilidade (no caso do jornalismo) aquele órgão de imprensa ou os jornalistas que assumem claramente quais são as suas posições político-ideológicas, seus valores e suas convicções.

Paulo Henrique Amorim, Mino Carta e Renato Rovai têm credibilidade. Assim como as revistas CartaCapital, Fórum e Caros Amigos. Isso quer dizer que eu sempre concordo com tudo que eles afirmam ou publicam em suas páginas ou que eles nunca erram ou falham? Claro que não.

Por que a mídia corporativa, cujos representantes maiores hoje são Globo, Veja, Folha, Estadão, etc, não tem, na minha visão, credibilidade? Simples: porque se vendem como isentos, imparciais e “de rabo preso com o leitor”, quando na verdade defendem interesses obscuros e têm agendas secretas.

Isso quer dizer que acho que devem ser censurados ou que gostaria que publicassem apenas aquilo que se alinhe ao que eu acredito? Obviamente que não. Gostaria sim que falissem, ou seja, que seus leitores simplesmente parassem de dar seu dinheiro suado a eles até que fossem obrigados a fecharem as portas por falta de anunciantes – que são, na verdade, quem os sustentam (ou você acreditou mesmo que o rabo deles está preso com o leitor?).

Todos esses representantes da mídia corporativa ganhariam credibilidade se simplesmente assumissem em publico e de maneira clara o que move os interesses de seus donos. Ponto. Não precisariam mudar em nada seu conteúdo.

Abaixo alguns exemplos de como seriam os novos slogans do PIG, caso tivessem coragem de “sair do armário”:

FOLHA DE S.PAULO
“Um jornal a serviço dos que tem grana – como vocês acham que vamos comprar um uma mansão nova e trocar de iate se todos tiverem os mesmos direitos e oportunidades?”

ESTADÃO
“Bom mesmo era na época da escravatura e das capitanias hereditárias. Democracia e justiça social são coisas de homossexual e baderneiro. Pau neles!!

VEJA
“Viva os Estados Unidos da América! Abaixo os sul-americanos, africanos, palestinos e asiáticos pobres, sujos e feios! Heil Hitler!”
ISTO É“Publicamos matérias contra ou a favor. Dirija-se ao nosso setor comercial”

Rede Globo
“Exibimos Xuxa, Big Brother, novelas e o Jornal Nacional para que os Marinho e seus amigos do peito possam ficar cada vez mais podres de ricos às custas do resto dessa corja imunda e ignara que infesta o mundo”

Mais fácil o Adolf Hitler ressuscitar e se converter ao socialismo do que os barões da mídia corporativa e seus sabujos amestrados assumirem suas convicções e ideologias claramente em público... É ou não é?

Postado por André Lux

Nenhum comentário: