quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Olha o Serra de novo aí, gente!


Os tucanos paulistas levaram semanas para perceber ou acreditar que era para valer o namoro entre o ex-presidente Lula e o prefeito paulistano Gilberto Kassab. Agora, esbaforidos, correm atrás do prejuízo, ou seja: do José Serra.

Serra, como é de seu hábito, já disse cem vezes que não é candidato. Isso em público. Mas na sua última conversa como o governador Geraldo Alckmin, há dois dias, deixou dúvidas no ar.

Para ele é interessante aparecer como o Salvador da Pátria. Sem exercer nenhum cargo importante no Executivo ou no partido, luta para evitar o ostracismo, procurando ocupar um espaço mínimo na mídia, nos próximos três anos.

É pequena a probabilidade da candidatura a prefeito, porque ele sabe que sofre de uma grande rejeição por parte ponderável do eleitorado, cerca de 35%. Então, uma derrota para novatos como Gabriel Chalita (PMDB) ou Fernando Haddad (PT), seria o fim de sua carreira.

Na verdade, Serra, já traçou seu projeto, que é maior que um simples Plano B: vai ficar infernizando a vida do Alckmin e do Aécio Neves até o início de 2014. Então, se resolver ser candidato à presidência mais uma vez, desliga-se do PSDB e filia-se ao PPS de seu fiel escudeiro Roberto Freire.

Já Alckmin, lerdo como sempre, acreditava estar fazendo um ótimo negócio ao promover a ridícula novela das prévias do partido, envolvendo quatro candidatos muito fracos e cada vez mais desgastados. Na verdade, ele apostava em uma vitória tranqüila de seu amigo pessoal, Gabriel Chalita, o que o deixaria em uma situação confortável em 2014.

Chalita foi seu secretário de Educação e, como ele, é prestigiado pelos movimentos radicais carismáticos da Igreja Católica.

O fato concreto é que a aliança do PT com o PSD do indizível Gilberto Kassab (ver matéria na coluna Coisas da Política deste blog) por mais extravagante que seja, pode realmente viabilizar a candidatura de Fernando Haddad.

A esperança dos tucanos é a de que com o ingresso de Serra no páreo, Kassab cumpra a promessa de que o apoiaria. Mas o prefeito que é malandro rasteiro, mas não é criança, já avisou que “decisão atrasada é decisão inválida”. Ou seja: ele está com o PT, não abre e já jogou o PSDB para o alto, com Serra e tudo.
Fonte:Pérolas & Pílulas
Autor: Francisco Barreira

Nenhum comentário: