terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Perguntas e respostas sobre a Concessão dos Aeroportos no Governo Dilma.

Perguntas e respostas sobre a Concessão dos Aeroportos no Governo Dilma.

Depois de alguns embates e debates nas Redes Sociais, em que fui abordada inclusive por deputados oposicionistas, jornalistas , ''petistas'' e ''militantes'' inconformados com a concessão dos Aeroportos feitos pelo nosso governo, resolvi fazer um FAQ sobre as diferenças da Concessão petista e da privatização Tucana.

1- O Governo Dilma privatizou os aeroportos?


R: Não. O Governo Dilma fez uma concessão. Onde as empresas administrarão os aeroportos, investindo neles por um determinado período de tempo.

2- Mas a concessão, não é uma privatização disfarçada?


De forma alguma. Na privatização, as estatais são vendidas, e nem daqui a 100 anos o Governo poderá assumir seu controle. É o Caso da Vale e das empresas de telecomunicações, privatizadas no Governo Tucano. O modelo adotado pelo Governo Dilma é manter o patrimônio no Brasil e conceder apenas a gestão de serviços.

3- Porque o BNDES não emprestou dinheiro direto pra Infraero modernizar os aeroportos.

R: Porque seria somente dinheiro do Estado. O BNDES vai emprestar dinheiro pras empresas que venceram os leilões somente a quantia necessária para o investimento.

4- Qual o poder que a Dilma terá caso as empresas não façam o combinado no contrato.

R: A Presidente Dilma terá o poder do veto. Em outras palavras, ela poderá intervir a qualquer momento na administração dos Aeroportos.

5: Mas então o que foi leiloado?


R: Foi leiloado a gestão dos serviços. As empresas irão bancar as reformas, as modernidades. O controle do que interessa, do que é vital, a gestão do espaço aéreo, isso continua no Brasil sob os olhos atentos da Presidente Dilma.

6: Mas porque a Infraero não contratou empresas pra modernizar os Aeroportos?

R: Porque a Infraero é empresa gestora e não construtora. Imagina a Infraero ter que contratar pedreiros, engenheiros. etc. O Governo apenas gastaria dinheiro e não ganharia nada para investir.

7: As empresas gestoras estão com 51% do controle dos Aeroportos e o Governo com 49%, não é arriscado elas quererem recuperar o investimento rapidamente.


R: Se isso acontecer, o Governo que detêm os 49% também sairá ganhando e o BNDES reaverá seus empréstimos.

8: Onde será investido o valor dos 49% que ficaram com o Governo.


R: Será investido nos pequenos aeroportos, que não interessam as empresas investidoras, mas essenciais ao Governo Brasileiro.

9: A Aviação vai ganhar com a Concessão?

R: Sim: A concessão dos primeiros três aeroportos federais assegurou ao governo federal uma renda de mais de R$ 1 bilhão ao ano por pelo menos 25 anos para o Fundo Nacional da Aviação Civil (Fnac). Esse fundo foi criado para canalizar o dinheiro das concessões para o desenvolvimento de outros aeroportos que não serão alvo de investimentos privados.

Resumindo, com o Governo Dilma o poder sobre o patrimônio e o dinheiro do fundo fica com o povo Brasileiro.
Postado por Katyta SV
http://mavptsp.org/blog/perguntas-e-respostas-sobre-a-concessao-dos-aeroportos

Nenhum comentário: