quarta-feira, 20 de março de 2013

ESCOLA RECÉM CONSTRUÍDA NA CIDADE DE GUARANI/MG EM TOTAL ABANDONO.

Escola da Rede Escolar Pública de Educação Infantil  -PROINFANCIA





         Ontem, 20/03/2013, com todo destaque que a cidade de Guarani/MG recebeu no noticiário da rede Globo sobre um projeto educacional vitorioso, desenvolvido na administração petista,coligada com os partidos PMDB PDT e  PTB, tive uma vontade enorme de conhecer a escola que foi construída com o financiamento do Governo Federal.

          A inauguração ficou por conta do partido vitorioso nas eleições 2012, Coligação PV/PSDB/DEM/PPS. Porém, para minha surpresa, além de não ter sido inaugurada, a escola em questão encontra-se atualmente em total abandono.









            Como se trata da educação e da segurança de crianças tão pequenas, pensei que esta fosse a prioridade maior do prefeito eleito, o que, inclusive, foi ressaltado por ele inúmeras vezes em campanha eleitoral.
         
     A escola que atualmente está em funcionamento é totalmente inadequada para crianças pequenas, por motivo de segurança. Inclusive, já foi fruto de uma denúncia minha aqui nas redes sociais, denúncia esta que foi bem aceita pela anterior administração democrática petista.  Naquela ocasião foi apresentado pelo Poder Executivo o projeto para aquisição da nova escola junto ao Governo Federal, obtendo êxito, já que a verba de R$ 1 203 095,07 foi recebida logo depois, com muita comemoração.

          Quero neste momento, democraticamente, pedir aos novos gestores que não a deixem assim abandonada e que providenciem logo a transferência das crianças. A alegação de que é preciso adquirir móveis novos para a inauguração não é empecilho para a mudança. Podem ser levados os móveis da outra escola, segundo me informaram. Aliás, várias cidades também ainda não adquiriram os móveis novos, por falta de recursos, o que não está impedindo o funcionamento das escolas nesses municípios.

          Estou usando neste momento o meu direito de cidadã guaraniense. Muito se fala em cidadania, mas a meu ver, cidadania se constrói por meio de nossas ações no dia-a-dia e de nossa participação na vida social e no futuro de nossa cidade e do nosso país.

        Sem querer entrar no mérito da questão e, com a autoridade de contribuinte que paga seus impostos municipais pontualmente, acho um absurdo este descaso com o dinheiro público, principalmente pelas crianças que são o futuro de nossa cidade.
Não se pode esquecer também que é obrigação do prefeito zelar pelos bens patrimoniais de uma Prefeitura, e isso deve ser encarado com atenção e responsabilidade durante toda sua gestão.

            Quantos futuros estão deixando de ser aprimorados enquanto a nova Administração da cidade de Guarani/MG não “avança” para resolver essa questão? 

             Embora a nova escola tenha sido projetada com base em um modelo de excelência do Governo Federal em Guarani, o que cresce nessa escola é o mato, e não as nossas crianças.

Nenhum comentário: