segunda-feira, 20 de maio de 2013

PSDB finalmente completa sua transfiguração em nova UDN




Por: Vinicius Felix em seu Facebook

Engraçado ver como agora o Aécio Neves, enquanto presidente do PSDB e pré-candidato à eleição presidencial de 2014, abandonou o tom moderadinho nas críticas aos governos do PT, o que até pouco tempo permitia que o mesmo circulasse no imaginário de outras pessoas moderadas como alternativa presidencial viável. Agora parece que reconheceu a posição decrépita, ideologicamente e programaticamente falando, de seu partido e passou a “jogar para a galera” conservadora que tem uma relação de oportunismo simbiótico com o PSDB, por terem reconhecido neste o único partido competitivo o bastante para que pudessem ter uma tábua de salvação e espaço de oposição parlamentar contra qualquer agenda que reconheçam como esquerdista e que governos do PT possam promover.
Completa-se, assim, a conversão “entregalista” [agradecimentos ao neologismo maroto ao meu irmão] do PSDB: se antes já o eram em relação à política externa, defendendo a profecia auto-realizável do desenvolvimento associado-dependente [teoria desenvolvida por FHC dos tempos de sociólogo, e que o mesmo recomendou que fosse convenientemente esquecida; também pudera, pois lê-la torna a estratégia política do mesmo mais visível], passou agora também a entregar-se abertamente a tudo o que há de mais retrógrado ainda incrustado na cultura política do país. Há inclusive pessoas que abertamente apoiam este partido pela esperança de poderem continuar fazendo campanha de louvor à ditadura, depreciação da democracia e vilipêndio de setores sociais historicamente discriminados.
Até pouco tempo o papel de apoio retórico aberto às agendas reacionárias dessas pessoas cabia apenas à figura controversa de José Serra no PSDB. Com a guinada agressiva no discurso mesmo do Aécio, o PSDB finalmente completa sua transfiguração em nova UDN, ocultando, igualmente, o conservadorismo retrógrado sob uma carapuça de modernismo azul-bebê. Agora resta saber: perseguirão a mesma trajetória de preparação golpista adotada por aquela antiga agremiação?

Nenhum comentário: