quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Cabeça de coxinha que sofre lavagem do PIG


Por Francisco Costa
Macaé, RJ, 10/11/2015.


Fuii jantar,a pouco. Melhor, fui distrair o estômago, e tem uma casa que faz um churrasquinho no espeto de primeira, cadeiras e mesas na calçada.

Chego e o assunto reinante é o interminável chororô de está uma merda.

Peço um espetinho de alcatra com molho e guaraná natural, sento-me, para esperar, me irritando cada vez mais com o que ouço, a alienação coxesca em grau máximo, até que vem a gota d’água:

- Se não tirarem a Dilma não sei aonde vamos parar, tem que tirar essa mulher.

É muito para a minha parca e superficial paciência, solto a voz:
- Tirar a Dilma porque, meu amigo?
- Não está vendo essa roubalheira, o país parando, as empresas demitindo?

Como falei alto, em tom intimidatório, há silêncio.
- Mas não é que eu concordo com o amigo? Você tá certo! A roubalheira está terrível, o país está parando, as empresas estão demitindo.

Há sorrisos de concordância.
- Vamos começar pela roubalheira: se tirarem a Dilma, quem sobe?

Ninguém responde.
- A turma do Aécio Neves, Serra, Eduardo Cunha, Aloysio Nunes... Zé Serra tem dezoito processos por corrupção, Cunha, vinte e dois processos por corrupção, só esses dois juntos são quarenta processos por corrupção. Alguém aí pode me dizer quantos processos Lula e Dilma têm, juntos?

É o silêncio, até que uma vozinha ousa:
- Vai dizer que não roubam?
- Lembram do mensalão? Fuçaram a vida da mulher toda, fuçaram a vida do Lula toda. Agora a mesma coisa na Lava Jato, não pegaram nada. Vocês acham que a polícia federal, Joaquim Barbosa e Moro são otários e Dilma e Lula são espertos ou acham que nesse jogo só tem espertos e se não pegaram nada é porque não tem? Lula e Dilma não têm processo nenhum.
É ladrão querendo pegar a Dilma ou a ladra Dilma querendo pegar os honestos?

Já ouviram falar da operação Zelotes? Dezenove bi de rombo, só empresário poderoso: banco, mineradora, operadora de telefone, siderúrgica... Tudo sonegador ladrão, querem derrubar a Dilma.
Já ouviram falar no banco HSBC, esse que o Eduardo Cunha tem quatro contas? São oito mil contas iguais as dele, a maioria aberta na época do FHC, nas privatizações, tão lembrados? Os donos dessas contas todas querem derrubar a Dilma.

Sabem porque a gente tá na merda? Porque tem um rombo de caixa de cem bilhões. É muito? Os empresários devem quinhentos bilhões de impostos, vocês acham que eles querem derrubar a Dilma para pagar ou para não pagar? Os do HSBC e da Zelotes querem derrubar a Dilma para se prenderem ou para não serem presos?

Vamos nos tocar, amigos!
E aparece logo o coxa mestre, o que vai ser o pato da hora:
- E porque essa bronca da Dilma, menos de dez por cento vai com a cara da mulher?
- Vocês sabiam dessas coisas que falei?

Silêncio.
- Sabem porque? Porque a única fonte de informações da maioria aqui é o Jornal Nacional, não deu lá não existe, deu é porque é verdade.

Acontece que a Globo deve quase um bilhão de impostos, vocês acham que ela quer pagar ou quer ir no embalo dos outros?

E aí foi a vez do dono do negócio:
- Todo mundo tem bronca dela.
- Meu amigo, sabe porque eu como aqui? O teu estabelecimento é limpo, a carne é macia e gostosa e o preço é bom. Agora imagina que eu fosse o dono da maior rádio aqui da cidade e não gostasse de você, que passasse o dia todo dizendo que o teu estabelecimento é sujo, a carne é dura, o preço é caro, o atendimento é péssimo... Eu ia te levantar ou te derrubar?
- Derrubar.
- Então faz de conta que você é a Dilma e eu sou a Globo. Entendeu?
- Agora a situação braba! As empresas estão mandando embora? Estão, eu não sou cego, estou escutando, estou vendo uma porrada de placas de aluga-se, nas lojas e nas casas, mas vamos ver o motivo, para tudo tem uma explicação.

Acho que quem mais está sentindo isso é vocês, sabe por quê? Vocês estão em Macaé, a capital brasileira do petróleo, e a Petrobras está passando por um aperto, e por quê?
Incompetência da direção da empresa? Não!
Roubalheira? Não!
Culpa da Dilma? Não!
Acontece que os americanos precisam do petróleo do PreSal, aqui, pertinho da gente, precisa do petróleo da Venezuela e de quebra precisa quebrar a China, o Irã e a Rússia, e o que fizeram, mandaram a Arábia Saudita, que é a maior produtora mundial de petróleo, encharcar o mundo de petróleo, para os preços caírem e arrebentarem com a Petrobrás e as estatais de petróleo da China, Rússia, Irã e Venezuela, arrastando o mundo todo.
A Petrobras ficou na merda? A Esso também, a Shell também, a Chevron também... Todo mundo no vermelho. E o que vocês queriam, que a Dilma fosse lá dar porrada no Obama? Que a gente declarasse guerra aos Estados Unidos?

Meu churrasco chegou, galera, vou alimentar os meus vermes (risos), outra hora a gente conversa mais.
Sentei-me e fiquei ouvindo: “aí o cara tá certo”, “quem sabe, sabe”, “culpado é a gente mesmo, que vota nesses filhos da puta”...

Terminei de comer, paguei e:
- Boa noite, galera. Desculpem-me aí por falar alto, é que agente fica nervoso, vendo os amigos tomando veneno pensando que a dor de cabeça vai passar.

Um se pronuncia, tímido:
- O senhor é petista?
- Sou brasileiro, como todo mundo aqui, só que procuro me informar, e digo pra vocês, com toda a sinceridade: se a merda está começando a feder, ainda dá pra Dilma fazer a faxina. Agora, sem o PT a fedentina vai ser geral, nós vamos ter saudade do dia de hoje. Boa noite.
Responderam-me e vim embora. A discussão deles continuou.

Nenhum comentário: